Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 188 – 2013


¤ Artigos




Advanced arc-flash protection

 

Lauri Kumpulainen - Member, IEEE Merinova Oy - Finland
Juha Rintala - Vamp Ltd - Finland
Roberto Chávez - Member, IEEE - Vamp Brasil - Brasil
Alan R. S. Queiroz - Member, IEEE - University of São Paulo -Brasil
Eduardo César Senger - PhD - University of São Paulo - Brasil

Resumo
Arcing faults are rare events, but their consequences may be very severe. In addition to serious safety hazard, damage to equipment and very long process interruptions are possible. Several approaches to mitigate arcing faults have been introduced. This paper presents a short evaluation of some of the most common mitigation methods, and illustrates the major benefits and latest advancements of the arc-flash protection approach based on detection of light and overcurrent. The paper covers the whole chain from detection of the arc to arc elimination. Finally, the paper completes the big picture of arc-flash protection with an overview of technologies that can be applied in early detection and prediction of slowly developing arcing faults.







Controle de emissões de hexafluoreto de enxofre (SF6)no setor de energia elétrica

 

Daniel Staiger
Eng. de Produto
Wika do Brasil Ind. e Com. Ltda.

Mauricio Mattoso
Gerente operacional
SF6 Serviços Ltda

Resumo
A mudança global do clima é tema que ganha a cada dia maior relevância na agenda de governos, das empresas e da sociedade como um todo. Embora ainda seja marcado por muita polêmica, o aquecimento do planeta fruto da atividade humana é, hoje, reconhecido pela comunidade científica internacional e demanda grande disposição política para sua mitigação. O Protocolo de Quioto prevê a redução gradual das emissões de gases liberados para a atmosfera, que são responsáveis pelo efeito estufa, ou seja, pelo aquecimento global. No Brasil, o protocolo de Quioto foi internalizado por meio do Decreto Legislativo 144 de 2002, que dá força legal aos compromissos ali assumidos. A edição do “Plano Nacional de Mudanças do Clima”, promulgado pela lei 12.187 de 2009, estabelece metas e objetivos de redução de emissões de gases de efeito estufa e mitigação de impactos. Estabelece ainda que cada atividade produtiva deve avaliar suas emissões e desenvolver formas de redução. Apesar de o Protocolo de Quioto não obrigar o Brasil a cumprir metas quantitativas de redução de emissões de Gases Efeito Estufa (GEE), é importante que o país tenha uma ação pró-ativa na implantação de projetos de redução de emissões desses gases e não apenas se contentar com a compensação das emissões ocorridas nos países participantes do protocolo. Desta forma, o Brasil estará contribuindo não apenas com a manutenção nos níveis de GEE na atmosfera, mas ajudando a reduzi-las aos níveis adequados.




Implementação do protocolo IEC61850 no COSD da CEEE-D para telecontrole direto de IED*

 

Roberto Schönhofen Ribeiro - CEEE-D
José Aurélio Sá Brito Porto - Spin Engenharia
Carlos Frederico Maciel Silveira - Spin Engenharia

Resumo
Este informe técnico apresenta o desenvolvimento e aplicação do software MMS cliente, conforme previsto na norma IEC 61850, para a comunicação vertical. O centro de operação da CEEE-D empregou uma arquitetura onde os concentradores de comunicação foram eliminados, e o software cliente recebe todas as informações e envia comandos diretamente aos IEDs, distribuídos nas diversas subestações. Também é mostrado aqui o emprego da funcionalidade de “reporting”, previsto na parte 7 da norma, como uma ferramenta muito versátil e eficaz para o recebimento de eventos analógicos e digitais, e os benefícios obtidos de uma correta aplicação.




Energia Eólica: o uso de energias renováveis nas plataformas de petróleo

 

Daniel Eduardo da Silva Zebral, Gabriel Solino de Abreu Arêas, Jefferson de Assis Silva Técnicos em Automação Industrial pelo IF Fluminense

Resumo
O aumento da demanda energética em conjunto com a possibilidade de redução da oferta de combustíveis convencionais e a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente estão impulsionando a comunidade científica a pesquisar e desenvolver novas tecnologias aplicadas às fontes alternativas de energia menos poluentes, que minimizam impactos ambientais. Este projeto tem por objetivo o estudo da instalação das energias renováveis usadas em seu título nas plataformas de petróleo, de maneira que haja o maior aproveitamento tanto da energia eólica quanto de outras energias renováveis, como a solar, e consequentemente, um maior rendimento na geração de energia. Uma plataforma de petróleo está exposta vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana às severas condições climáticas do alto-mar, que basicamente significam exposição a valores muito altos de ventos e radiação solar. “E se usássemos toda essa energia abundante para criar energia elétrica?” Essa seria a questão na qual o nosso projeto é baseado. Transformar essa energia bruta que temos em nosso meio ambiente em energia que possa ser utilizada para diminuir, ou até mesmo substituir, o uso de turbinas a gás e de motores a diesel que hoje são usados para alimentar eletricamente uma plataforma de petróleo.




Monitoração de fenômenos atípicos em geração eólica

 

Leandro de Souza - Altus Sistemas de Informática SA
Herbert Laier Enerfin do Brasil

Resumo
O crescimento do uso da energia eólica no Brasil vem tornando comum o uso de tecnologias mais recentes no controle de aero geradores e seu emprego junto ao SIN (Sistema Interligado Nacional). Entretanto, considerando que os conversores eólicos atuais (aero geradores = AG) não se acoplam diretamente à rede, mas sim via sistema de chaveamento estático, cuidados especiais devem ser tomados, já que podem ocorrer fenômenos atípicos e o sistema de proteção e controle deve estar apto a detectar e isolar rapidamente a zona afetada. Este artigo mostra um fenômeno atípico ocorrido na maior planta de geração eólica do Brasil, desde sua detecção, consequências e as ações que foram tomadas adequando as proteções para preservar os equipamentos de alta tensão. A investigação estendeu-se também aos ajustes da proteção própria dos aero geradores, para evitar que o fenômeno ocorra, em lugar de simplesmente isolar a instalação de alta tensão, o que resultou em um trabalho conjunto com o fabricante, melhorando o desempenho do sistema.




Sistema inteligente utilizando algoritmo genético para correção de fator de potência em ambientes com distorção harmônica

 

Victor R. G. Cunha, Márcio A. N. Moscoso, Manoel J. S. Sena
Instituto de Ensinos Superiores da Amazônia

Resumo
A correção de fator de potência é normalmente trabalhosa e demanda muito tempo durante as medições e cálculos. Algumas vezes a correção não funciona de forma apropriada devido a harmônicos indesejáveis, que podem causar alta tensão e drenagem de corrente excessiva que danificam bancos de capacitores. O objetivo deste artigo é realizar o controle da atuação de capacitores, via algoritmo genético, reduzindo distúrbios, como sag/swell, e encontrar uma combinação ótima para os mesmos, restaurando o fator de potência próximo à unidade.


LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Flash

- Encontro de usuários da Honeywell

- 14° Feimafe

- Rio Automação

 
Special
- Nova Portaria ANP/Inmetro sobre medição fiscal abre espaço para tecnologias


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP