Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 121 – 2006
¤ Artigos Técnicos
Segurança em primeiro lugar

Precipitador Eletrostático (ESP)

Por exemplo, no caso de um ESP, a poeira contendo ingredientes tóxicos, como cádmio, enxofre, chumbo e alcatrão de hulha, é removida dos gases de exaustão. O gás também contém CO. Quando o nível de CO excede aproximadamente 10%, faíscas no filtro podem inflamar e provocar uma explosão. Para evitar isso, o filtro deve ser fechado, fazendo com que as emissões sejam ventiladas sem filtragem para o meio ambiente e (dependendo da legislação ambiental) isto pode resultar em multas pesadas. De forma ideal, um analisador de gás deveria ser instalado diretamente antes do ESP, mas para compensar a baixa velocidade da reação, a sonda de amostra é instalada muito à frente do mesmo. Nessa posição, o gás medido nem sempre representa o gás que entra no ESP. Portanto, o limiar para o fechamento do filtro é aplicado com uma margem razoavelmente grande de segurança e, normalmente, será definido como 2%. Na realidade, o risco real somente aparece em níveis significativamente mais altos, em aproximadamente 10%. Isso leva a paradas inconvenientes, resultando em custos adicionais à fábrica de cimento.


O padrão OPC e o desenvolvimento de scadas de código fonte aberto
Resumo

A utilização do padrão OPC, em conjunto com as ferramentas de programação da atualidade pode possibilitar o desenvolvimento de aplicações para coleta de dados em tempo real e a interface direta com dispositivos de campo. Para diversos tipos de processos existem características e condições de controle que devem ser analisadas durante o desenvolvimento de uma aplicação SCADA. A maioria dos SCADAS tem grande variabilidade de pacotes ou camadas de software com o objetivo de atender a todas as necessidades operacionais de uma planta, porém, o nome pacote pode significar limitação, pois em alguns casos é difícil criar um software com todas as funcionalidades que permitam atender inteiramente a todos estes requisitos. Um SCADA aberto, ao contrário de um produto pré-definido ou um pacote, pode ser uma solução moldada para atender aos requisitos de uma planta específica, exatamente por não estar limitado a um conjunto de funções pré-definidas. Neste caso, o programador através de bibliotecas e componentes cria o seu próprio pacote ou função conforme as configurações de projeto e requisitos operacionais da planta. A utilização do padrão OPC para comunicação com dispositivos de campo, aliado às novas ferramentas para o desenvolvimento de software permite a criação de soluções para interface com equipamentos de chão de fábrica de forma simples, aberta e barata.

Gerenciamento de configuração para sistemas de automação Fieldbus
Resumo

Os protocolos fieldbus de comunicação industrial têm evoluído de forma significativa nos últimos anos. As características avançadas de diagnóstico de instrumentos, a elaboração de algoritmos avançados e flexíveis para controle, etc, são alguns exemplos de avanços que colaboraram para essa evolução. Em razão disso, os sistemas de automação têm demandado profissionais cada vez mais capacitados e ferramentas voltadas à automatização do processo de configuração num nível cada vez maior. Nesse contexto, é apresentada neste artigo uma ferramenta de gerenciamento de configuração para sistemas de automação fieldbus.

Conceitos de segurança funcional: normas IEC 61508/61511/62061
Resumo

A finalidade deste trabalho, é o de apresentar aos usuários finais de sistemas de automação com segurança, a evolução e os benefícios dos principais conceitos de segurança funcional, os quais levaram mundialmente à adoção da Norma IEC 61508 pelas comunidades de segurança. Mais respectivamente para as indústrias da área de processos e manufatura, são apresentados os conceitos das Normas IEC 61511 and IEC 62061.
Os principais conceitos de segurança funcional das Normas IEC 61511 e 62061, são descritos e comparados com as Normas ISA S84, EN 954-1e IEC 61508.

Retorno de investimento com a utilização do sistema Pims na auditoria de malhas de Controle na Cenibra
Resumo

O desempenho das malhas de controle é um dos principais fatores responsáveis pela produtividade, minimizando custos de produção, reduzindo parada para manutenção e perdas de produção, melhor qualidade do produto aumentando o lucro e competitividade da empresa.

Este artigo apresenta a implementação e utilização de uma ferramenta, baseado em dados de sistema PIMS para avaliar o desempenho dessas malhas, bem como os resultados obtidos.

Sistema de aquisição e disponibilização de dados em estações de gás natural
Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a proposta de um sistema de aquisição e disponibilização de dados de medição e qualidade do gás natural via Web que a Unidade de Gás e Energia da Petrobras está implantando como modelo para um Sistema de Supervisão Comercial de forma a atender às necessidades da companhia no que diz respeito ao faturamento e à avaliação da qualidade do gás que está sendo comercializado, e como a Yokogawa desenvolveu seu sistema, adaptando a tecnologia já existente em seus produtos, ou mesmo criando novas aplicações, de forma a atender integralmente aos requisitos desejados para participar deste processo. É feita uma breve introdução sobre a motivação da Petrobras para a implementação deste projeto, qual a sua importância e as funcionalidades necessárias para um funcionamento adequado. Em seguida, são descritas as características da solução Yokogawa para este sistema. E, por fim, são feitas algumas considerações sobre os resultados esperados.

Aquisição de dados críticos e redundância em sistemas SCADA
Devido a sua flexibilidade, os sistemas SCADA (Supervisory, Control and Data Acquisition) podem ser utilizados em uma grande variedade de processos, que inclui sua aplicação como ferramenta de análise operacional, a depender das condições desejadas, mas principalmente na aquisição de dados e monitoramento. Em geral, os sistemas SCADA são usados com eficiência quando existem um grande número de variáveis a serem coletadas em intervalos relativamente pequenos (da ordem de segundos).

Para algumas aplicações, como sistemas de vibração por exemplo, são necessários equipamentos e softwares específicos para maior eficiência com poucas variáveis a taxas muito menores (da ordem de microsegundos). Isso não impede entretanto, que os softwares SCADA se conectem a qualquer tipo de sistema – inclusive sistemas de monitoramento rápidos – focando porém, as informações em nível operacional e gerencial. Um exemplo deste caso é a coleta de perturbações em relés de proteção, conhecidos como arquivos Comtrade. Esses arquivos contêm uma fotografia de um período onde houve uma perturbação no sistema que está sendo monitorado. Apesar de possuirem dados com resolução de microsegundos, é possível que um sistema SCADA capture os arquivos após a ocorrência da perturbação, para análise nos próprios consoles do sistema.

O Monitoramento de condições de máquinas é um componente vital em programas de manutenção preventiva e preditiva que buscam reduzir custos e evitar paralisações não planejadas
A configuração de sistemas para monitoramento de máquinas inclui hardware e software de medição que adquirem e interpretam sinais gerados pela máquina monitorada. Este artigo fornece uma visão geral sobre algumas técnicas de aquisição e análise que podem assegurar que o seu sistema de monitoramento de máquinas atinja resultados confiáveis, com custo e resultados eficientes.

LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP