Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 117 – 2006
¤ Artigos Técnicos
Instrumentação inteligente empregada na gestão de sistemas de tratamento de água e análise de benefícios e vantagens
Resumo

Este artigo mostra as vantagens e benefícios da aplicação dos instrumentos com funções de validação, comercialmente chamados de instrumentos inteligentes em sistema de abastecimento de água. Novas técnicas de medição, instalação, e manutenção habilitada por esses instrumentos, contribuem para reduzir custos, aumentar disponibilidade do equipamento, melhorar a qualidade do produto final, e garantir uma operação mais segura. Portanto para tirarmos proveito do investimento em um sistema de automação avançado devemos começar selecionando a instrumentação.
Procedimentos para dimensionamento, aquisição, instalação e ativação de medidores eletromagnéticos para medição de água
Resumo

O medidor eletromagnético apresenta-se como um excelente equipamento de medição, ressaltando qualidades, já observadas na prática, relativo à sua precisão, confiabilidade e pouca manutenção. No entanto, como todo instrumento de precisão, ele necessita de condições ideais para seu perfeito funcionamento, fato que, muitas vezes não é observado em campo. A falta de atenção aos procedimentos relacionados aos medidores eletromagnéticos pode desperdiçar todo o investimento realizado e gerar severas discussões, principalmente em assuntos de custódia.
Alternativa econômica para medição de volumes de água bruta para manejo de irrigação ou cobrança de água bruta
Introdução

A criação da Agência Nacional de Águas – ANA em junho de 2000, fato este considerado um grande avanço para a consolidação da gestão dos recursos hídricos no Brasil, juntamente com as conferências mundiais da água de Marrakesh (Marrocos), em 1997, Haia (Holanda), em 2000 e Kyoto (Japão), em março de 2003, criaram uma demanda por ferramentas de gestão de águas que se tornou uma necessidade imediata.(fonte: www.ana.gov.br-2003).
Gestão de processos operacionais no setor de saneamento básico com auxílio de sistemas PIMS
Resumo

Recentemente, além das empresas de mineração, celulose e papel, químicas e petroquímicas, siderurgia e cimentos, um novo setor passou a experimentar os benefícios trazidos pelos sistemas PIMS: o setor de saneamento básico. Este trabalho apresenta uma aplicação de sucesso do sistema PIMS no setor de saneamento básico, mostrando exemplos práticos e dando destaque à forma como este sistema responde às necessidades de tal processo eliminando as ilhas de informação, democratizando e dinamizando o acesso às informações, e otimizando as tarefas de manutenção e análise do processo.
Desenvolvimento de um sistema sem-fio de monitoramento da qualidade da água
Resumo

As termelétricas flutuantes, em geral, utilizam água do mar para refrigerar seus geradores. A água coletada passa por trocadores de calor e é devolvida ao mar por um canal aberto, que coleta o fluxo proveniente de todas as barcaças termoelétricas da empresa. Na maioria dos casos a água devolvida ao mar apresenta uma temperatura superior à da água coletada, o que caracteriza uma poluição térmica. Este aumento da temperatura pode causar danos ao ecossistema marinho. Além disso, a água pode ser contaminada por agentes poluentes nos processos de resfriamento e canalização. Neste trabalho desenvolveu-se um sistema sem-fio de monitoramento da qualidade da água em tempo real, e um sistema supervisório SCADA para armazenar e tratar os dados obtidos. Com um sistema sem fio consegue-se maior área de monitoramento, podendo-se instalar as sondas em locais distantes da costa. O equipamento desenvolvido é modular, podendo facilmente incorporar outras variáveis de medida, e aumentar o número de pontos de medição. Esse artigo descreve o projeto desenvolvido através do Programa Anual de P&D - Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro, instituído pela ANEEL a partir do acordo firmado entre a Nordeste Generation Ltda e o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia (DEE-UFBA).
LEIA OS ARITGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP