Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 114 – Março de 2006
¤ Talking
Wireless ou "wire more"?

Em meio a febre de wireless que assola o segmento de automação – e que também terá sua edição especial mais à frente – torna-se necessário também dedicar espaço ao distinto: em meio a problemas de custo e segurança, o valor do cabeamento ganha peso na montagem de uma rede.

Porque a função da Revista Controle & Instrumentação é ser plural – isto é, oferecer ao leitor todas as possibilidades, por mais antagônicas que possam parecer.

A matéria de capa desta edição toca novamente na questão da integração entre a automação e a TI – e quais os desafios que cabem à rede de comunicação.

O próprio mercado assevera: 70% dos problemas da rede são causados por cabos ruins ou cabeamento mal feito. Essa é uma integração tão nova que suas normas ainda estão em votação na Europa.

Fios e cabos são imprescindíveis também no setor de energia elétrica – não por acaso, outra reportagem de capa desta C&I. Nossa redação buscou três estudos de caso que abordassem os estágios da automação em toda a cadeia – geração (Usina Ponte de Pedra), transmissão (Cteep) e distribuição (CPFL).

Voltando à questão da integração entre TA e TI, abrimos espaço para mais uma novidade – o inside Tips (Information Tecnology Tips off for Automation People). O nome já diz tudo – e o resultado dessa expedição você confere nas próximas páginas.

Boa leitura!
O editor

 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP