Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 113 – Fevereiro de 2006
¤ Cover Page
Cresce mercado de medidores multivariáveis para o setor industrial

Rui Mello, engenheiro da Yokogawa: pesquisas e desenvolvimento de novos produtos para o mercado de medição

Em sintonia com a tendência tecnológica de convergência de múltiplas funcionalidades em um aparelho, o mercado de medidores traz os instrumentos multivariáveis, capazes de medir entre outras pressão, temperatura, vazão e nível.

Os transmissores multivariáveis oferecem a vantagem de aumento de informação disponível de um dado ponto de medição. Devido a sua multi funcionalidade possuem um menor custo de instalação, uma redução do número de inserções no processo e uma redução potencial no número de pontos de vazamento.

Estes aparelhos são bem aplicáveis na atividade industrial, onde há necessidade de se medir vários parâmetros do processo. De acordo com a diretora do Centro de Metrologia Mecânica e Elétrica do IPT, Marisa Ferraz, a desvantagem desses medidores seria uma menor exatidão. “Por um lado esses aparelhos apresentam multi-funcões, medem sinais elétrico, pressão, corrente, resistência, temperatura,... por outro lado perdem em exatidão: não têm a exatidão de um instrumento especifico para cada uma dessas funções”, afirma Marisa.

Em meio a um mercado recheado de opções, as indústrias devem estar atentas às peculiaridades do seu processo na hora da escolha do medidor. Na outra frente, os fabricantes de medidores, como Yokogawa, Emerson, Endress e ABB, continuam a pesquisar e desenvolver novos produtos com significativa redução nos preços e com tecnologias cada vez mais apuradas para atender com praticidade as novas necessidades dos clientes.

 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP