Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 113 – Fevereiro de 2006
¤ Artigos Técnicos
Alguns importantes conceitos em transmissores de Pressão
Introdução

Hoje nos processos e controles industriais, somos testemunhas dos avanços tecnológicos com o advento dos microprocessadores e componentes eletrônicos, da tecnologia Fieldbus, o uso da Internet, etc., tudo facilitando as operações, garantindo otimização e performance dos processos e segurança operacional.Este avanço permite hoje que transmissores de pressão, assim como os de outras variáveis, possam ser projetados para garantir alto desempenho em medições que até então utilizam somente a tecnologia analógica.Os transmissores usados até então(analógicos) eram projetados com componentes discretos, susceptíveis a drifits devido à temperatura, condições ambientais e de processo, com ajustes constantes através de potenciômetros e chaves. Com o advento da tecnologia digital, a simplicidade de uso também foi algo que se ganhou.
Os transmissores de pressão são amplamente utilizados nos processos e aplicações com inúmeras funcionalidades e recursos.A grande maioria dos processos industriais envolvem medições de pressão, lembrando ainda, que pressão é uma grandeza básica para a medição e controle de vazão, nível e densidade, etc.
Comentaremos neste artigo alguns detalhes e conceitos envolvidos com os transmissores de pressão.
Transmissores Multivariáveis
Um novo diferencial para medição de nível de líquidos

A utilização de transmissores de pressão diferencial (DP) para medição de nível, é a segunda aplicação mais usual, após medição de vazão deste tipo de instrumento. A seguir apresentamos as suas vantagens:

• Custo relativamente baixo e fácil instalação;
• Grande variedade de materiais;
• Range para quase todas as aplicações;
• Diversos tipos de conexões ao processo, tais como rosqueadas, flangeadas, além do uso de selo-diafragmas, etc.
Avaliação de desempenho e sintonia de malhas de controle de temperatura e pressão
Resumo

Apesar das malhas de controle de pressão e temperatura serem ativos de alto custo e de extrema importância em processos industriais, tanto por motivos operacionais quanto por motivos de segurança, sua manutenção é realizada de forma ineficiente, atuando por exceção na ocorrência de problemas. Apresentam-se os resultados obtidos com a utilização de software para avaliação e sintonia de malhas PID numa indústria cimenteira. Com as novas funcionalidades é possível aumentar a qualidade do produto final e a segurança operacional, além de reduzir o consumo de insumos. Malhas comuns foram avaliadas e as técnicas usadas podem ser aplicadas em vários segmentos industriais.
Os sensores e transmissores de temperatura são todos iguais?
Antes de discutirmos a pergunta acima, vamos entender a necessidade de medição de temperatura, o princípio de funcionamento dos sensores e as características e diagnósticos utilizados atualmente no mundo industrial.
Análise de investimentos em projetos de tecnologia, uma proposta fundamentada no Balanced Scorecard1
Resumo

A necessidade de redução dos gastos na aquisição de bens e serviços na indústria brasileira compromete, em muitas situações, a performance almejada pelos projetos de tecnologia. A utilização das técnicas tradicionais de análise de investimentos tende a restringir o escopo do projeto pela perspectiva financeira do fornecimento, limitando o aprendizado e a capacidade da organização de buscar novos níveis de produtividade por meio da tecnologia. Este artigo apresenta inicialmente uma revisão da literatura sobre análise de investimentos, identificando as críticas mais relevantes a cada técnica. Em seguida, é apresentado o conflito existente entre a análise de investimentos e a estratégia corporativa das organizações. Ao final, é proposta uma abordagem fundamentada no Balanced Scorecard que visa orientar a integração entre as duas disciplinas. Como conclusão, destaca-se a viabilidade da metodologia como uma ferramenta facilitadora na tomada de decisão de compra e avaliação de resultados do projeto, em complemento às técnicas de análise de investimento já conhecidas. O preço de compra passa a compor um conjunto de variáveis que, quando alocadas apropriadamente, permitem uma escolha alinhada com a proposição estratégica da empresa.
LEIA OS ARITGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP