Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 112 – Janeiro de 2006
Artigos Técnicos
Reconhecimento Facial
Guilherme Dayrell Borba, Edson da Costa Bortoni Universidade Federal de Itajubá

Introdução

Com a crescente preocupação com crimes e ameaças de terrorismo uma série de novas tecnologias vem sendo desenvolvida, dentre elas a biometria – um conceito que se utiliza de informações biológicas únicas com o intuito de verificar a identidade. Sendo assim, este conceito apresenta aplicações potenciais, desde encontrar criminosos em áreas públicas, controle de acesso em áreas restritas (armas, dinheiro, provas de crimes, materiais nucleares ou infectantes) à eliminação de fraudes no processo eleitoral, busca de crianças desaparecidas e segurança de computadores.

O método de reconhecimento é baseado na aquisição da imagem e seu posterior tratamento, a fim de mapear e codificar a face com a utilização de um método proprietário. O próximo passo é comparar o modelo gerado ao banco de dados que contém as faces conhecidas. Então o software analisa e busca por um casamento.

Portão automático corrediço alimentado por fonte
chaveada de 12v
Marcelo, Paz, M. A., José, Cavalcanti, H. F., Francisco, Belo, A., Francisco, Neto, A. F. S. UFPB
Resumo

Neste trabalho apresentam-se o projeto, a implementação e resultados experimentais obtidos de um protótipo de um automatismo para portão corrediço movido com motor de corrente contínua de baixa tensão, 12 V.
Análise da Íris Humana para Identificação de Sistemas
Diego Luiz Santos Pereira, Natália Pereira Lessa, Edson da Costa BortoniUniversidade
Federal de Itajubá
resumo

Este trabalho trata da análise de estudos de biometria na identificação de pessoas em sistemas, através de características únicas encontradas na íris. Uma pessoa pode ser identificada através de características encontradas na estrutura da íris. As técnicas baseadas na aquisição e processamento da íris são as mais precisas dentre as técnicas de reconhecimento biométrico de pessoas que são utilizadas atualmente.
Sistema para Automação de Acesso de Veículos
Alexandre Lima Monteiro Thiago Scorsim Joaquim de Mira Jr. Universidade
Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Resumo

Este artigo mostra a aplicação de técnicas de processamento de imagens na automação de acesso de veículos a lugares restritos. O sistema utiliza imagens frontais de veículos, realizando procedimentos para a localização e segmentação da placa. Segmentada a placa esta é submetida aos processos de localização, segmentação e reconhecimento dos caracteres. Os resultados obtidos para etapas isoladas foram promissores, mas mostraram a necessidade da implementação de melhorias para atender as necessidades de mercado.
É possível enganar um scanner de impressões digitais?
Alexandre Fração, Anderson Silvestre, Gilson Torres Dias, Gustavo Teles, Oswaldo Ortiz Fernandes Junior Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul - IMES
Resumo

Nos últimos anos, a utilização de sistemas biométricos para identificação de pessoas vem crescendo de maneira incontestável. Junto a este crescimento, alguns questionamentos surgem e o principal deles é até que ponto sistemas de segurança baseados em biometria, são realmente seguros. Neste artigo, iremos descrever os testes realizados em um destes sistemas, mais precisamente um scanner para leitura de impressões digitais. A possibilidade de fraudar um sistema biométrico traz à tona a necessidade de aprimorarmos as técnicas utilizadas em sistemas biométricos em uso e em futuros projetos. O uso disseminado devido ao baixo custo e a praticidade da autenticação dos usuários levanta em paralelo a questão de fraudes nessas mesmas corporações, isto é, seria possível alguém se passar por outra pessoa utilizando esses sistemas?
LAIA MATÉRIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

© Valete Editora Técnica Comercial Ltda. – São Paulo, SP