¤ Tempo Real

São Paulo, 25 de maio de 2015

Rio Automação discute simplificação de soluções

 
Rio Automação: palestra virtual de Alexandre Maia sobre como utilizar conhecimentos antigos para a solução de problemas novos
 
A defesa dos princípios básicos da instrumentação no congresso Rio Automação, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo foi de alto nível. Com o tema “Trazendo o Novo e Resgatando os Fundamentos da Instrumentação e Controle”, o evento foi aberto com uma palestra virtual do engenheiro de automação da Petrobras, Alexandre Maia – que está em missão em Cingapura – sobre como utilizar conhecimentos antigos para a solução de problemas novos, oriundos da adoção de tecnologias mais modernas. “As novas tecnologias buscam trazer soluções para problemas antigos, mas em algumas situações, utilizar os conhecimentos prévios e já consolidados pode simplificar tudo”, disse.

O gerente geral da Mokveld no Brasil, Victor Venâncio Dias, mediador do painel “Esse instrumento não funciona! E agora?”, provocou a discussão expondo os dilemas naturais entre contratantes, fornecedores e empresas de petróleo e como se tem buscado formas mais eficientes e menos custosas de se construir plataformas. Dirceu Silveira Sampaio, da Petrobras, o consultor José Churro e o diretor de vendas da Honeywell, Jim Aliperti foram unânimes em pontuar que não existem mais projetistas de instrumentação e a base de tudo é um projeto adequado, uma folha de dados bem elaborada sobre os instrumentos e tecnologias. E que desconhecer as características básicas dos processos a serem instrumentados e automatizados gera problemas inclusive de localização. De fato, com profissionais menos experientes e prazos mais curtos, os erros tendem a ser mais comuns. E a tendência de fazer mais com menos leva a comprar só o mais barato: estamos numa crise piorada por conceitos errados. Como bem disse o professor Churro, engenharia não pode ser cobrada como H/H.
 

 
<< voltar
 
 
 
 


DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP