¤ Tempo Real

São Paulo, 16 de abril de 2015

NI Days destaca Internet das Coisas e futuro de sistemas wireless

 
   
No NI Days deste ano a National Instruments não apenas compartilhou suas novidades, mas também traduziu os impactos e as oportunidades da Internet das Coisas e da nova geração wireless. Além de duas sessões principais – onde o diretor de Vendas para a Região da América Latina, Paulo Pereira, levantou questões relevantes que viabilizaram a Internet das Coisas e o gerente de Advanced Wireless Research, Ian Wong, apresentou a contribuição da empresa ao desenvolvimento da tecnologia 5G, o NI Days teve 40 sessões técnicas e workshops práticos, exposição com os mais recentes avanços em projeto gráfico e aplicações de controle e teste e demonstrações de parceiros.

Paulo Pereira decompôs o conceito de Internet das Coisas em cinco elementos que, combinados, permitiram seu advento: o avanço dos processadores (de acordo com a Lei de Moore, a velocidade dos processadores dobra e seu tamanho diminui a cada 18 meses, e tecnologistas já preveem que em uma década teremos processadores com a mesma capacidade do cérebro humano), a conectividade (segundo a Lei de Metcalfe, um dispositivo conectado a uma rede tem seu valor agregado duplicado, e se já existe mais equipamentos conectados do que seres humanos no mundo, até o final desta década haverá 40 bilhões de dispositivos online), o desenvolvimento de baterias e sistemas de armazenamento de energia menores e mais eficientes, infraestrutura para conectividade e a evolução dos smartphones (que incluem sensores e até acelerômetros).

Para acelerar a entrada dessas novas tecnologias na indústria, a National Instruments criou um programa chamado Planet NI – que tem como objetivo facilitar a micro e pequenas empresas o acesso a novas tecnologias com treinamentos, consultoria técnica ou aquisição de equipamentos para construção de protótipos. A empresa também financia o desenvolvimento em outras instituições através de um fundo de incentivo a pesquisas – que é aberto a qualquer empresa e concede US$ 50 mil em equipamentos e treinamentos. Trazer a temática da Internet das Coisas – tendência apontada na segunda edição do relatório Tecnological Trends, elaborado pela própria National Instruments – para esta edição do NI Days é também a forma de mostrar o posicionamento da companhia como parte da solução. Para reforçar a mensagem, o lema deste NI Days foi “You and NI will”.

“Estamos dizendo que há uma revolução acontecendo, a indústria está se alterando, e os produtos da National Instruments são exemplos de como pegar carona nessa evolução. E o usuário é parte dessa evolução”, ressalta o gerente de marketing técnico para as Américas da NI, André Pereira.

O maior exemplo prático da Internet das Coisas está na Fábrica Inteligente da Airbus. A empresa adotou o System on Module – uma placa com as dimensões de um cartão de crédito, que possui a mesma plataforma do CompactRio, processador, FPGA e entradas e saídas – na fabricação de aeronaves. Agora as informações sobre as peças e torque aparecem no smart watch do operador que está na linha de montagem.
 

 
<< voltar
 
 
 
 


DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP