ABB

 

 
A ABB exibiu seus principais destaques na área de robótica, como a célula-padrão de encaixotamento RacerPack e o Yumi, primeiro robô colaborativo do mundo, além de motores, geradores, inversores, produtos de eletrificação e o portfólio de sistemas elétricos Thomas&Betts.

A RacerPack, célula-padrão de encaixotamento compacta e de fácil instalação, é desenvolvida para encaixotar embalagens do tipo flowpack, como as utilizadas em picolés e barras de chocolate. Com um robô modelo IRB 360, também conhecido como Flexpicker ou Robô-Aranha, foi dimensionada para trabalhar em alta velocidade, em que um único equipamento pode atender mais de uma linha de produção. Diferentemente do que se fazia no passado, quando eram utilizados sistemas de visão para identificar os produtos a ser encaixotados, esse novo conceito associa velocidade e capacidade de carga em produtos indexados por esteiras taliscadas. Essa solução atende com agilidade e eficiência a indústria de alimentos.

O YuMi é o primeiro robô industrial de dois braços colaborativo do mundo. Sua principal característica é trabalhar conjuntamente com humanos na realização de processos, com máxima segurança. Foi projetado para atender a necessidades específicas de alta precisão e pode ser aplicado em diversos setores industriais. Seus dois braços e mãos flexíveis com pinças hábeis possibilitam sensível retorno de controle de força e recursos de segurança integrados. É capaz de conduzir a montagem de pequenos artefatos, como alimentadores de peças flexíveis e sensores de controle de força, e também está apto a encaixar diversas peças e montar uma grande variedade de equipamentos. Pode manusear tudo, desde peças delicadas e precisas como as de um relógio de pulso mecânico até componentes usados em celulares, tablets e PCs. Se sentir um impacto inesperado, como uma colisão com um parceiro de trabalho, ele pode pausar seus movimentos.

Da linha de inversores de frequência, a ABB apresentou o ACS380. Desenvolvido para máquinas de aplicações de torque constante como misturador, batedeira, fornos, máquinas de cortes, transportadores e máquinas de embalagem. O ACS380 pode ser integrado às máquinas, possui um controle preciso do motor, suporta diferentes tecnologias de motores, como, motores assíncronos, motores de ímas permanentes e motores de relutância síncronos. A programação adaptativa oferece uma alternativa para necessidades de programação. Combinação de funções com blocos sequenciais permitem uma boa flexibilidade sem aumentar a complexidade.

O Motor SynRM, solução com nível de eficiência IE4, de 5,5 kW, 3.000 RPM, juntamente com o inversor de frequência ACS880, oferece mais eficiência ante motores e acionamentos de indução CA padrão. Proporciona a redução do ruído no ambiente de produção e representa um indicador motivacional para a equipe. Esse modelo pode ter sua carcaça até duas vezes menor que a de um motor de indução convencional.

O Motor SSE Super-E Stainles Steel, indicado para aplicações de processamento de alimentos, embalagens, ambientes corrosivos e outras que expõem o motor a lavagem de alta pressão. Indicado para aplicações severas que exijam lavagens constantes e repetitivas com jatos de água em alta pressão.

Também foram apresentados modelos de UPS e condicionadores de energia que protegem as instalações contra os distúrbios da rede elétrica. O painel certificado System Pro E Power – solução em quadros de distribuição com corrente nominal até 6300A e curto-circuito até 120kA – oferecem classes de proteção para todos os tipos de aplicações, de IP30 a IP65. Projetado para atender facilmente a todos os requisitos de instalação elétrica em termos de grau de proteção e de acordo com as normas internacionais, entre suas principais características, destacam-se a flexibilidade – praticidade na utilização e poucas peças e códigos, o que possibilita múltiplas configurações. Sua estrutura rígida e simplificada resulta em uma solução compacta e econômica.

O disjuntor Emax 2 foi desenvolvido para atender diversos setores industriais e é adequado para aplicação nas instalações brasileiras e se enquadra nos padrões mundiais de qualidade e tecnologia. Entre as vantagens que o produto oferece destacam-se a exclusiva função Power Controller, que monitora e controla o consumo de potência da planta de baixa tensão, com chaveamento de até 15 cargas. Ela permite a redução de custos do gerenciamento de energia sem a necessidade de utilizar sistemas de monitoramento adicionais. Outra vantagem é a capacidade de comunicação nativa em diversos protocolos diferentes como o Modbus RTU, Profibus, DeviceNet, Modbus TCP, Profinet e Ethernet/IP.

Tem o protocolo IEC61850 nativo, que elimina a necessidade de utilização de complexos conversores de protocolos.

Os sistemas elétricos Thomas & Betts proporcionam o aumento da eficiência total do equipamento, prolongam a vida útil do sistema elétrico em até 300%, diminuem a transição do sistema elétrico e os tempos de parada de 40% a 50%, aumentam a segurança dos alimentos, pois reduzem a contaminação do produto, e proporcionam um local de trabalho seguro para os funcionários.
 
 
 
 
 
 
 
 
 


DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Expositores
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP