Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 244 – 2019



¤ Art

A Indústria Química 4.0 e os Processos de Calibração da Metrologia 4.0

 
 
Newton Bastos
Gerente de Contas - Presys Instrumentos e Sistemas Ltda – Membro da Diretoria da REMESP (Rede Metrológica do Estado de São Paulo
 
Resumo

A indústria química em geral se compõe dos segmentos químicos industriais, como petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, polímeros, tintas e etc.
São utilizados muitas reações químicas, para formar novos elementos baseados em diversos processos de separação, como as destilações, além de transformações por aquecimento ou por outros métodos.
Então medições importantes e controles rigorosos de temperatura e pressão são fundamentais neste processos, para a qualidade dos produtos e para a segurança das pessoas, equipamentos e meio ambiente.
Com o advento da chamada Internet das Coisas, Indústria 4.0 e o crescimento do número de calibrações nestes processos químicos, um novo desafio se evidencia dentro das fábricas. A necessidade de se implantar um Sistema Integrado de Metrologia Produtiva, onde a integração entre padrões de calibração, sistema de calibração Isoplan e outros sistemas ERPs poderá gerar ações inovadoras e customizadas, com resultados cada vez mais colaborativos no processo de tomada de decisão entre ajustar, somente calibrar ou substituir um instrumento em calibração.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
Clique na capa da revista para
ler a edição na íntegra


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP