Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 241 – 2018



¤ Art

Um relacionamento de três vias sobre os fatores que afetam as medições mecânicas de temperatura

 
 
Autor: Andreas Borchard, Gerente de Produto Produtos Mecânicos Instrumentação Industrial Adaptação BR: Renato Mana Gerente de Produção, Engenharia e Manutenção WIKA
 
Resumo

Como instrumentos de medição autônomos para monitoramento de temperatura local, os termômetros com mostrador são indispensáveis. No entanto, quando se trata de escolher o modelo ideal para executar essa função, em uma aplicação específica, não há uma resposta fácil. Três fatores determinam o tempo de resposta e a exatidão da indicação: o tipo de termômetro, o ponto de medição e as condições do meio a ser medido.

Cada medição de temperatura segue a lei do equilíbrio térmico, segundo a qual o objeto que está sendo medido, o termômetro e o ambiente estão todos relacionados entre si. Dentro desse relacionamento, eles se esforçam para alcançar um equilíbrio pela transferência de calor. O termômetro absorve o calor do objeto medido, de acordo com esse princípio. Ele se adapta à temperatura do objeto, e é capaz de apresentá-lo dessa maneira. Com termômetros mecânicos, esse processo é baseado na expansão de um sólido (bimetálico), um líquido termométrico, ou um gás. A magnitude da mudança de temperatura é indicada no display/mostrador como uma função da expansão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
Clique na capa da revista para
ler a edição na íntegra


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP