Revista Controle & Instrumentação – Edição nº 146 – 2009
¤ Artigos

Automação de sistemas elétricos
As novas tecnologias aplicadas a sistemas de automação de subestação
Marcelo Eduardo de Carvalho Paulino - Gerente Técnico - Adimarco Representações e Serviços LTDA.
As características dos Sistemas de Automação de Subestação (SAS) têm evoluído sensivelmente com a utilização de dispositivos de proteção microprocessados. Esses dispositivos têm apresentado um caráter multifuncional relacionando, além das funções de proteção, muitas funções adicionais, tais como medida, registro de eventos, controle, monitoração de qualidade de energia. Caracteriza-se uma evolução do relé de proteção, agora denominado Dispositivo Eletrônico Inteligente (IED - Intelligent Electronic Devices).
Uma das características desses IEDs é permitir a execução de funções de proteção e controle distribuídas sobre uma rede local de subestação (SLAN) devido suas potencialidades internas de alta velocidade. A utilização de uma rede local permite a substituição da fiação de comando de cobre rígida por uma instalação de comando digital e o aperfeiçoamento do controle lógico com melhoria na funcionalidade da proteção sem qualquer aumento de custo. Portanto, esses dispositivos começam a ganhar uma larga aceitação, sendo reconhecidos como essenciais para a operação eficiente e gerenciamento de uma subestação moderna.


Green Engineering aplicada à medição e monitoração de qualidade de energia
Rogério Rodrigues - Engenheiro de Marketing Técnico - National Instruments
A preocupação com as alterações climáticas, o alto custo da energia e a legislação cada vez mais severa resultam em novas prioridades e expectativas que abrangem desde produtos ao consumidor até a responsabilidade corporativa. Para atender esta nova demanda, engenheiros e pesquisadores em todo o mundo concentram seus esforços para criar produtos e tecnologias que promovam a inovação e representem benefícios ambientais e econômicos. Isto é Green Engineering.
Basicamente, Green Engineering não é diferente de qualquer outro tipo de inovação em engenharia: variáveis devem ser medidas, e essas informações são usadas para criar ou melhorar produtos e processos. Os engenheiros querem reduzir as emissões de seus produtos, desenvolver produtos que consumam menos energia, criar tecnologias energéticas viáveis e renováveis, ou entender melhor o ecossistema do planeta. Para tanto, utilizam Green Engineering.
O conceito de Green Engineering geralmente envolve a medição de variáveis como consumo e qualidade de energia, emissões de veículos e fábricas, e até dados ambientais, tais como dióxido de carbono, temperatura e qualidade da água.
Estas medições são vitais em aplicações que vão desde a avaliação dos efeitos do aquecimento global com a monitoração da saúde das florestas, até a modernização de instalações industriais utilizando sistemas de controle mais eficientes.


Integração de relés digitais de proteção para automação de sistema elétrico – estudo de caso
Marcelo de Oliveira Henriques do Carmo, Marcelo Murad Pereira Lima, José Ribeiro da Silva
Lwarcel Celulose Ltda
Resumo
Este trabalho mostra uma aplicação de integração de relés digitais de proteção em um supervisório dedicado às utilidades elétricas. Para a implementação desta integração, foi utilizado um processador de comunicação, capaz de se conectar aos relés digitais de uma subestação e trocar informações com outros dispositivos. O sistema utiliza três plataformas computacionais, duas para a operação do Sistema de Distribuição Elétrica (servidores hot stand-by) e outra para a coleta automática e análise de oscilografias decorrentes de distúrbios elétricos.


Monitoramento de grandezas elétricas instantâneas e consumo de energia de uma instalação industrial através de PLC comunicando via protocolo serial de rede com relés multifunção diversos
Henrique Monferrari Maria - Consultor de soluções em automação - Schneider Electric Brasil
Resumo

Este trabalho tem por objetivo demonstrar como um sistema simples, mas eficiente, composto de um controlador lógico programável (CLP), relés multifunção microprocessados diversos, rede Modbus RTU e sistema de supervisão possibilita medição e monitoramento de grandezas elétricas instantâneas e de consumo de energia. A implementação do sistema se deu através de desenvolvimentos de software, testes de campo e comissionamento e provou sua eficácia na comparação dos dados obtidos com os de um sistema dedicado existente na mesma indústria.


Projeto de implantação de automação de subestações
Marcos Castro, Mário Ivo - Engº Eletricista, Mana Engenharia S/A
Nelson Canabrava - Engº de Eletrônica, Mana Engenharia S/A
Ruy Barros - Engº Eletricista Eletrônico, Mana Engenharia S/A
Antonio Carlos Neves, Gustavo Checcucci - Engº Eletricista, Braskem

Resumo
Este artigo visa indicar as etapas seguidas pela Engenharia de Automação, desde a concepção de uma idéia até a sua implantação, para uma aplicação de automação de subestação utilizando o IEC 61850 no nível de bay e OPC para interligação com o centro de operações: as soluções a cada fase do empreendimento e a opinião do cliente final.


Uso prático de funções auxiliares do IED para monitoração do disjuntor e detecção de cabos rompidos
Denys Lellys - Areva T&D Brasil
Luiz Afonso Lisboa, Jorge Cruz, Eduardo Esteves - Celpa
Joaquim C. Rolim, Giordane Silveira - Coelce
Resumo

O avanço das técnicas digitais no campo dos relés de proteção ou IED (Dispositivos Eletrônicos Inteligentes) e a integração de diversas funções auxiliares em seus algoritmos permitiu incluir, entre outras, a monitoração do estado do disjuntor bem como a detecção do rompimento do cabo de energia, sendo estas funções auxiliares ainda pouca exploradas pelas empresas distribuidoras de energia.
O artigo apresentará em detalhes o uso prático destas funções auxiliares, apresentando desde a base teórica até a aplicação prática em campo e os resultados técnicos e econômicos esperados com o uso destas novas técnicas digitais, com a finalidade de disseminar o uso destas importantes funções auxiliares nas empresas de distribuição de energia do Brasil.


Inovação no uso da tecnologia de medição fasorial sincronizada na supervisão e controle de sistemas de energia elétrica
Rafael Margiotti Soares - AREVA Transmissão & Distribuição de Energia
Resumo
O presente trabalho técnico tem por objetivo tratar com profundidade as diversas aplicações e benefícios da tecnologia de medição fasorial sincronizada na supervisão e controle de sistemas de energia elétrica, sob a ótica da eficiência energética e da responsabilidade sócio-ambiental. Dentre as novas possibilidades de aplicações serão abordados a monitoração e controle da dinâmica do sistema, a melhora na estimação de estado, a minimização de oscilações do sistema, o uso eficiente dos recursos, entre outros, melhorando assim a confiabilidade e segurança da energia fornecida, trazendo benefícios para os consumidores e para a sociedade como um todo.


Rede de 183 relés em IEC61850 para aplicação em subestações industriais
César Hamilton de Carvalho, Rafael de Oliveira Fernandes - Siemens Ltda.
Gustavo Souza Checcucci - Braskem S.A.
Resumo
Este artigo descreve a aplicação de IEDs (Intelligent Electronic Devices) em redes em anel utilizando o protocolo IEC61850, bem como a filosofia aplicada, os equipamentos e ferramentas de análise utilizadas, vantagens e resultados obtidos com o projeto. O projeto descrito é referente a modernização das subestações da empresa Braskem S.A., empresa esta responsável por fornecer matéria prima e energia para várias empresas do pólo petroquímico de Camaçari. Palavras chaves: IED, IEC61850, rede, confiabilidade, precisão e GOOSE.


Eficiência energética e gestão energética – uma nova abordagem
Andreas Alexander Hahn - Consultor Técnico
Flavio Waltz Moreira e Silva - Gerente Sênior de Projetos
Rafael Teixeira da Silva Ribeiro - Engenheiro Mecânico Pleno
Renata Barros Pimentel Machado - Engenheiro de Processos Pleno
CHEMTECH Engenharia e Software LTDA
“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.” – Gandhi.
A utilização inteligente e otimizada dos recursos naturais em prol do bem estar é, e sempre foi, uma preocupação do homem. São inúmeros os profissionais que ao colar grau, fazem um juramento se comprometendo com isso:
“(...) Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam, além de colocar todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade (...)” - Juramento da Engenharia.
A sociedade, representada por seus indivíduos, grupos governamentais, ONGs e, principalmente, indústrias e empresas de engenharia devem orientar seus principais esforços para resolução de um problema real e inexorável: a escassez de recursos naturais e de energia.


LEIA ARTIGOS NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA

DESEJANDO MAIS INFORMAÇÕES: redacao@editoravalete.com.br
 
Leia mais na edição impressa
Special
Abinee propõe ações para elevar peso do setor eletroeletrônico no PIB
Retrospective
Hannover: energia e otimismo


© Copyrigth 2001 – Valete Editora Técnica Comercial Ltda – São Paulo, SP